Dra. Juliana Pelaio

Tumor maligno e tumor benigno: entenda as diferenças

Se você foi diagnosticado com um tumor, certamente está em dúvida se ele é um tumor maligno ou tumor benigno, não é mesmo?

Entender as diferenças é fundamental, até mesmo em relação a qual tratamento será necessário, e como será sua recuperação.

Como forma de procurar trazer mais informações e deixar mais claro as diferenças entre o tumor maligno e tumor benigno, compartilho com vocês o artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

O que é um tumor?

Um tumor é uma massa anormal de tecido no corpo que não serve a nenhum propósito específico. 

Eles podem se desenvolver quando as células crescem e se dividem muito rapidamente, formando a massa anormal.

Os tumores podem estar localizados em qualquer parte do corpo. Eles crescem e se comportam de maneira diferente, dependendo se são benignos (não-cancerígenos) ou malignos (cancerígenos).

Leia também::: O que são as terapias complementares de enfrentamento do câncer?

Tumor maligno

Maligno significa que o tumor é feito de células cancerígenas que podem crescer descontroladamente e invadir tecidos próximos.

Algumas células cancerígenas podem viajar através da corrente sanguínea ou do sistema linfático para outras partes do corpo. Esse processo de disseminação é chamado de metástase. 

Por exemplo, o câncer de mama começa no tecido mamário e pode se espalhar para os gânglios linfáticos na axila se não for detectado precocemente e tratado. 

Uma vez que o câncer de mama se espalhou para os gânglios linfáticos, as células cancerígenas podem viajar (metástase) para o fígado, ossos ou outras partes do corpo.

As células de câncer de mama podem então formar tumores nesses locais. Por exemplo, uma biópsia desses tumores nos pulmões pode mostrar características do tumor original do câncer de mama.

Tumores malignos podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Os mais frequentemente diagnosticados em todo o mundo para mulheres e homens incluem: 

  • Mama
  • Pulmão
  • Colorretal
  • Próstata
  • Estômago

Tumor benigno

Em contrapartida, um tumor benigno é composto de células que não são uma ameaça para invadir outros tecidos, e as células estão contidas dentro do tumor.

Normalmente, os tipos benignos de tumores são inofensivos, a menos que:

  • Pressionem tecidos, nervos ou vasos sanguíneos próximos
  • Ocupem espaço no cérebro
  • Causando danos ao corpo

Os tumores benignos comuns incluem:

  • Miomas
  • Lipomas
  • Adenomas
  • Hemangiomas

Os médicos podem precisar remover cirurgicamente os tumores benignos. Embora os tumores benignos não sejam cancerígenos, eles podem crescer muito (às vezes até vários quilos) se não forem tratados.

Os tumores que ocupam espaço tornam-se perigosos quando comprimem estruturas críticas como as vias aéreas (traqueia) ou dentro do cérebro, empurrando áreas essenciais dentro do crânio.

Leia também::: Qual a diferença entre a oncologia integrativa e a oncologia tradicional?

Tenha sempre a melhor informação

Ser diagnosticado com um tumor é incrivelmente estressante. Discuta suas preocupações com seu médico e tire suas dúvidas se é um tumor maligno ou tumor benigno.

Lembre-se, quanto mais cedo você ou seu médico detectar um nódulo, maior a probabilidade de o tumor ser tratável. Portanto, se você notar algo incomum em seu corpo, não espere para informar seu médico.

Por fim, espero que tenha compreendido as diferenças entre tumor maligno e tumor benigno e, para saber mais sobre este tema, siga também meu canal do Youtube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes:

WeCreativez WhatsApp Support
Dra. Juliana Pelaio
Agende sua consulta!