Dra. Juliana Pelaio

O que é a menopausa induzida por quimioterapia?

Alguns tratamentos de câncer podem provocar a menopausa induzida. Ela pode ser um estado temporário que dura enquanto você está em tratamento, ou pode ser permanente. 

Como acontece com a menopausa cirúrgica, na menopausa induzida por quimioterapia os ovários param de funcionar e os níveis hormonais caem imediatamente ou durante um período de semanas ou meses. 

A rapidez da menopausa induzida pode causar sintomas intensos em mulheres mais jovens na pré-menopausa. Também tende a ser mais parecida com a menopausa natural. No entanto, a experiência realmente depende de cada mulher.

No artigo que compartilho com vocês abaixo, explico de forma mais detalhada o que é a menopausa induzida por quimioterapia. Siga a leitura e tire suas dúvidas.

Em que casos ocorre a menopausa induzida?

A menopausa pode ser induzida por vários tratamentos oncológicos e cirurgias. Às vezes, os sintomas da menopausa são temporários e pode ser que a função ovariana da mulher retorne após um curso de tratamento. Em outros cenários, a menopausa será permanente. 

Essencialmente, qualquer tratamento contra o câncer que danifique a função ovariana levará a uma queda na produção de estrogênio e nos sintomas da menopausa.

Leia também::: Conheça os aplicativos que ajudam no tratamento do câncer

Quais tratamentos podem induzir a menopausa?

A radioterapia pélvica e a cirurgia envolvendo a remoção dos ovários são dois tratamentos que sempre resultam em uma menopausa permanente. 

A histerectomia radical é uma operação frequentemente realizada quando uma mulher é diagnosticada com câncer ginecológico.

Isso envolve a remoção de ambos os ovários, as tubas uterinas e o útero. É possível que os sintomas da menopausa comecem assim que a mulher acorda da anestesia. 

Isso ocorre porque o estrogênio é produzido nos ovários, portanto, a remoção ou dano a esses órgãos leva inevitavelmente à menopausa. 

Menopausa induzida por quimioterapia

A quimioterapia muitas vezes danifica os ovários, resultando na menopausa induzida. É possível que os ovários se recuperem após a conclusão da quimioterapia. Mas nem sempre é esse o caso e muitas vezes a função ovariana da mulher se retoma, mas pode não ser tão eficiente quanto antes do tratamento.

A menstruação pode ser irregular, a fertilidade pode ser afetada e as mulheres podem apresentar alguns sintomas da menopausa, apesar menstruação. 

Quanto mais próxima a mulher estiver do momento de sua menopausa natural, maior a probabilidade de sua função ovariana não voltar ao normal após a quimioterapia. 

Transplantes de medula óssea e células-tronco sempre levarão a uma menopausa prematura, mesmo em mulheres jovens e adolescentes. Isso geralmente é o resultado de altas doses de quimioterapia e/ou irradiação total do corpo. 

Quanto tempo dura a menopausa induzida por quimioterapia?

A menopausa induzida por quimioterapia pode ser temporária e permanente – infelizmente não há como saber como seu corpo responderá antes de iniciar o tratamento. 

Seu médico poderá fornecer uma estimativa com base em sua idade, tipo de tratamento de quimioterapia e outros tratamentos e seus níveis hormonais.

Tratamentos hormonais ou antiestrogênicos, que são comumente usados ​​para tratar e prevenir pacientes com câncer de mama receptivo a estrogênio e alguns tipos de câncer ginecológico, podem causar sintomas da menopausa, embora não tornem a mulher menopáusica.

Quando esses tratamentos param, a função ovariana às vezes volta ao normal. Isso depende de vários fatores, incluindo o tipo de quimioterapia administrada e a idade da mulher quando ela conclui o tratamento. 

Esses medicamentos incluem inibidores da aromatase, reguladores negativos do receptor de estrogênio e moduladores seletivos da resposta do receptor de estrogênio.

Leia também::: Como encontrar uma hematologista em Belém?

Tenha o acompanhamento médico

Quer a menopausa tenha sido induzida por tratamento oncológico, quer esteja na idade natural da menopausa, os sintomas são semelhantes e podem ser difíceis de gerir. 

É por isso que mulheres em tratamento contra o câncer devem estar atentos aos sinais do seu corpo e tirar sempre todas suas dúvidas com seu médico.

Por fim, espero que tenham compreendido o que é a menopausa induzida por quimioterapia e, para agendar uma consulta, basta clicar no botão abaixo!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes:

WeCreativez WhatsApp Support
Dra. Juliana Pelaio
Agende sua consulta!