Existem vários tipos de leucemia. Na maioria das vezes, a leucemia é um câncer que afeta os glóbulos brancos, mas outras células do sangue, como glóbulos vermelhos e plaquetas, também podem ser afetadas.
Essas células sanguíneas anormais e imaturas começam a superlotar as outras células sanguíneas saudáveis – o que leva a muitos dos sintomas reveladores da leucemia, incluindo fadiga crônica e fraqueza, perda de peso não intencional e aumento de infecções.
No artigo que compartilho com vocês abaixo, explico de forma mais detalhada os tipos de leucemia e suas diferenças. Siga a leitura e tire suas dúvidas.
O que é a leucemia?
A leucemia é um câncer do sangue, caracterizado pelo rápido crescimento de células sanguíneas anormais. Esse crescimento descontrolado ocorre na medula óssea, onde a maior parte do sangue do corpo é produzida.
As células da leucemia são geralmente glóbulos brancos imaturos (ainda em desenvolvimento).
Ao contrário de outros cânceres, a leucemia geralmente não forma uma massa (tumor) que aparece em exames de imagem, como raios-X ou tomografia computadorizada.
Existem muitos tipos de leucemia. Alguns são mais comuns em crianças, enquanto outros são mais comuns em adultos. O tratamento depende do tipo de leucemia e de outros fatores.
Quais são os tipos de leucemia?
As classificações de leucemia são usadas para dividir a doença em quatro tipos principais.
Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)
A leucemia linfocítica aguda é o tipo mais comum de leucemia. Geralmente ocorre em crianças pequenas, mas também pode ocorrer em adultos. Às vezes é chamado de leucemia linfoblástica aguda.
LLA começa nas células linfóides da medula óssea. Muitas vezes se espalha rapidamente para o sangue em outras partes do corpo, como:
- Sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal)
- Fígado
- Linfonodos
- Baço
- Testículos em pacientes do sexo masculino
Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
A leucemia mielóide aguda é o tipo mais comum de leucemia agressiva em adultos. Também pode afetar crianças. Este tipo de leucemia começa nas células mieloides da medula óssea e pode se espalhar rapidamente para o sangue. A partir daí, a LMA pode se espalhar para:
- Sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal)
- Fígado
- Linfonodos
- Baço
- Testículos em pacientes do sexo masculino
LMA também é às vezes chamada:
- Leucemia granulocítica aguda
- Leucemia mielocítica aguda
- Leucemia mielóide aguda
- Leucemia mielóide aguda
- Leucemia não linfocítica aguda
Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
A leucemia linfocítica crônica é o tipo mais comum de leucemia de crescimento lento. Geralmente afeta adultos mais velhos.
A LLC começa nas células linfóides da medula óssea e progride lentamente. Uma pessoa com LLC pode se sentir bem por vários anos antes de apresentar sintomas ou procurar tratamento. Mas pode eventualmente entrar no sangue e se espalhar para outras partes do corpo.
Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
A leucemia mielóide crônica geralmente afeta adultos. Às vezes é chamado de leucemia mielóide crônica.
Este tipo de leucemia começa nas células mieloides da medula óssea. Ela cresce lentamente, então os sintomas podem não começar por meses ou anos. A LMC pode eventualmente se espalhar para o sangue e outras partes do corpo.
Leucemia Mielomonocítica Crônica (LMMC)
A leucemia mielomonocítica crônica começa nas células mieloides da medula óssea. Pessoas com LMMC geralmente têm:
- Baço aumentado
- Escassez de alguns tipos de células sanguíneas
- Muitos monócitos (um tipo de glóbulo branco)
A LMMC geralmente afeta adultos mais velhos. Eventualmente, pode se espalhar para o sangue e levar à LMA.
Leia também::: Como se preparar para o tratamento oncológico?
A leucemia pode ser curada?
Não há cura para a leucemia, mas isso não significa que algumas pessoas não alcancem remissão a longo prazo. Ser curado da leucemia significa que o câncer se foi, não está voltando e não é necessário mais tratamento – mas é difícil saber com certeza com leucemia.
Por outro lado, a remissão a longo prazo significa que não há sinal de câncer com ou sem tratamento. Mas a remissão pode durar de algumas semanas a muitos anos. A leucemia pode nunca mais voltar. Se isso acontecer, seu médico pode recomendar novos tratamentos para alcançar a remissão.
Por fim, espero que tenham compreendido os tipos de leucemia e, para mais informações sobre câncer e tratamentos, siga também minhas redes sociais. Estou no Instagram e Youtube!