Você sabia que existem diferentes tipos de câncer de mama? Sua definição está muito relacionada a onde eles começam, quanto eles cresceram ou se espalharam e como eles se comportam.
Ao todo, estima-se que mais de 2,3 milhões de casos novos tenham surgido apenas em 2020, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Isso representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.
É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres). Somente no Brasil, a estimativa é de 66.280 casos novos da doença somente em 2022.
Para detalhar mais o tema, e explicar quais os tipos de câncer de mama, preparei o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O câncer de mama
Existem muitos tipos de câncer de mama definidos por onde na mama eles começam a crescer, quanto eles cresceram ou se espalharam e certas características que influenciam o comportamento do câncer.
O tipo de câncer de mama com o qual você foi diagnosticado ajudará você e seu médico a decidir sobre as melhores opções de tratamento para você.
Aqui, você pode aprender sobre os diferentes tipos de câncer de mama, os subtipos moleculares de câncer de mama, e tumores filoides cancerígenos da mama.
Câncer de mama invasivo
Quando o câncer de mama é chamado de invasivo (ou infiltrante), significa que se espalhou para o tecido mamário circundante. Os dois tipos mais comuns de câncer de mama invasivo são definidos por onde na mama eles começam a crescer:
Leia também::: Qual a diferença entre a oncologia integrativa e a oncologia tradicional?
Carcinoma ductal invasivo (CDI)
É um câncer de mama invasivo que começa nos dutos de leite, os tubos que transportam o leite dos lóbulos para o mamilo. É o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 80% de todos os cânceres de mama são carcinomas ductais invasivos.
Carcinoma lobular invasivo (CLI)
É um câncer de mama invasivo que começa nos lóbulos, as glândulas da mama que produzem leite. É o segundo tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 10% de todos os cânceres de mama invasivos são carcinomas lobulares invasivos.
Alguns tipos de câncer de mama invasivo têm características que afetam como eles se desenvolvem e como são tratados:
- O câncer de mama triplo negativo é um tipo agressivo de câncer de mama invasivo que apresenta resultados negativos para receptores de estrogênio e receptores de progesterona e não possui proteínas HER2 extras.
- O câncer de mama inflamatório é um tipo raro e agressivo de câncer de mama invasivo.
- O câncer de mama metastático, também chamado de câncer de mama em estágio IV, é um câncer de mama invasivo que se espalhou (metástase) para partes do corpo distantes da mama, como ossos, fígado, pulmões ou cérebro. O câncer de mama pode voltar em outra parte do corpo meses ou anos após o tratamento original (chamado recorrência metastática), mas algumas pessoas são inicialmente diagnosticadas com doença metastática (chamada câncer de mama metastático de novo).
- O câncer de mama recorrente é o câncer de mama invasivo que voltou meses ou anos após o tratamento. O câncer de mama pode recorrer na mesma mama (recorrência local), linfonodos próximos na axila ou clavícula (recorrência regional) ou em outra parte do corpo (recorrência metastática ou distante).
- O câncer de mama masculino é raro, mas acontece. A maioria dos cânceres de mama masculinos são carcinomas ductais invasivos.
Existem também cinco subtipos moleculares principais de câncer de mama invasivo com base nos genes do tumor canceroso. O subtipo molecular de um câncer de mama pode afetar a forma como o câncer é tratado.
Câncer de mama não invasivo
Quando o câncer de mama é chamado de não invasivo (ou in situ), significa que não se espalhou além do tecido mamário onde começou.
Os cânceres de mama não invasivos também são chamados de pré-câncer. Existem dois tipos de câncer de mama não invasivo principais:
Carcinoma ductal in situ (CDIS)
É um câncer de mama não invasivo que não se espalhou para fora dos dutos mamários onde começou. CDIS não é fatal, mas é considerado um precursor do câncer de mama invasivo e aumenta o risco de desenvolver um câncer de mama invasivo mais tarde na vida.
Carcinoma lobular in situ (CLIS)
É um câncer de mama não invasivo que não se espalhou para fora dos lóbulos onde começou. Apesar do nome, CLIS é uma condição benigna da mama e não é um câncer de mama verdadeiro.
Tumores filodes cancerígenos da mama
Os tumores filoides da mama são raros e representam menos de 1% de todos os tumores de mama. A maioria dos tumores filodes são benignos (não cancerígenos).
Leia também::: O que são as terapias complementares de enfrentamento do câncer?
Fique atenta aos sinais
Como é possível perceber, há diferentes tipos de câncer de mama. Por isso, é fundamental estar atenta aos sinais, fazer o exame de toque periodicamente.
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), também preconiza que todas as mulheres com idade de 40 a 69 anos façam anualmente a mamografia.
Para mulheres acima de 70 anos, a indicação de rastreamento com a mamografia deverá ser avaliada pelo médico de forma individualizada.
Para mulheres entre 35 e 40 anos de idade, a realização da mamografia poderá ser indicada em casos específicos, após avaliação médica.
Por fim, desejo que tenha tirado suas dúvidas sobre os tipos de câncer de mama e, para saber mais sobre o tema, siga também minhas redes sociais. Estou no Instagram, Facebook e Youtube!