Dra. Juliana Pelaio

Como a quimioterapia é utilizada no tratamento do câncer?

A quimioterapia é o uso de medicamentos para tratar e combater o câncer. Muitas vezes você ouvirá as pessoas usarem o termo “quimio” em vez de quimioterapia, que se refere ao mesmo tratamento.

Ela foi foi usada pela primeira vez contra o câncer na década de 1950. Sua utilidade permitiu que muitas pessoas vivessem vidas plenas. Os medicamentos quimioterápicos usadas foram testados muitas vezes, e pesquisas mostraram que eles são eficazes para ajudar a combater as células cancerígenas.

No artigo que preparei abaixo, abordo de forma mais detalhada o que é a quimioterapia, e como ela é utilizada para o tratamento do câncer. Confira!

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é uma das modalidades terapêuticas mais utilizadas no tratamento do câncer, que engloba uma grande variedade de medicamentos.

Seu objetivo é destruir as células que compõem o tumor, a fim de conseguir a redução da doença. Os medicamentos utilizados nesse tipo de tratamento são chamados de antineoplásicos ou quimioterápicos.

Essas drogas atingem praticamente todos os tecidos do corpo, e é aí que exercem sua ação, tanto nas células malignas quanto nas saudáveis. 

Devido à ação das drogas sobre este último, pode aparecer uma série de sintomas, mais ou menos intensos e geralmente transitórios, chamados de efeitos colaterais.

Impacto na divisão celular

Normalmente, o processo de divisão de células saudáveis ​​é estritamente regulado por mecanismos chamados checkpoints, que informam à célula quando se dividir ou quando permanecer estável.

Os tumores malignos caracterizam-se por serem constituídos por células alteradas, com mecanismos de regulação alterados, razão pela qual são capazes de se multiplicar descontroladamente, invadindo e acometendo órgãos vizinhos ou distantes, o que é chamado de metástase.

Em geral, a quimioterapia atua na fase de divisão da célula tumoral, impedindo sua multiplicação e destruindo-a. Com o tempo, isso resulta em uma diminuição ou desaparecimento do tumor maligno.

Como a quimioterapia é utilizada?

A finalidade da quimioterapia pode variar dependendo do tipo de tumor, da fase em que o referido tumor se encontra e do estado geral do paciente. Em geral, ela se classifica da seguinte forma:

Curativa

Neste caso, a quimioterapia tem a intenção de curar a doença, podendo ser utilizada como tratamento único ou associado a outros. Um paciente é considerado curado quando não há evidência de células tumorais por muito tempo.

Paliativa

A quimioterapia destina-se a controlar os sintomas produzidos pelo tumor. Seu objetivo primordial é melhorar a qualidade de vida do paciente e, se possível, também aumentar sua sobrevida.

Cada tipo de tumor maligno tem uma certa sensibilidade a drogas citotóxicas ou quimioterápicas e uma certa resistência a outras. No entanto, é comum que um mesmo medicamento possa ser utilizado no tratamento de diferentes tumores, variando as doses ou associando-o a outros medicamentos diferentes.

Para cada tipo de neoplasia, e dependendo da fase da doença, são utilizados esquemas de tratamento específicos, geralmente combinações de drogas citotóxicas, que geralmente são identificadas por siglas. 

Seu oncologista será quem decidirá que tipo de medicamentos e qual dose é necessária administrar com base em uma série de fatores, como:

  • Seu estado geral
  • Doenças anteriores (doenças cardíacas, doenças vasculares, etc)
  • Tipo de tumor
  • Fase da doença
  • Localização do tumor

Como é administrada?

 A quimioterapia é administrada em ciclos, alternando períodos de tratamento com períodos de descanso. Um ciclo é, portanto, o período de administração do tratamento e o período de descanso, até a próxima administração.

Essa alternância de “tratamento – repouso” é essencial para proporcionar às células sadias do corpo o tempo necessário para se recuperarem dos danos causados ​​pelos medicamentos utilizados, para que sejam capazes de tolerar um novo ciclo de tratamento, com toxicidade ou efeitos secundários aceitáveis.

Dependendo do tipo de câncer e dos medicamentos a serem utilizados, a quimioterapia pode ser administrada por duas vias diferentes: intravenosa ou oral.

Leia também::: Tumor maligno e tumor benigno: entenda as diferenças

Busque informações confiáveis

Espero que este artigo tenha sido útil para você entender como a quimioterapia é utilizada no tratamento do câncer.

Lembrando que este é apenas um dos tipos de tratamento existentes, e há outros, como radioterapia ou mesmo a cirurgia para a remoção do tumor. Cada caso dependerá do tipo e localização do câncer, e que será avaliado pelo seu médico oncologista.

Agora que você já sabe como a quimioterapia é utilizada no tratamento do câncer, confira também meu ebook “Fui diagnosticado com câncer! E agora?” que compartilho gratuitamente logo abaixo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes:

WeCreativez WhatsApp Support
Dra. Juliana Pelaio
Agende sua consulta!