Dra. Juliana Pelaio

Quais são os sintomas do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo é um câncer relativamente raro que se desenvolve na medula óssea. À medida que as células plasmáticas cancerígenas se acumulam na medula, elas expulsam as células sanguíneas saudáveis. Isso pode causar sintomas como infecção, anemia, hematomas e sangramento.

As células do mieloma também aumentam a atividade das células chamadas osteoclastos e diminuem a atividade dos osteoblastos, fazendo com que os ossos se dissolvam mais rapidamente do que são formados. Isso pode danificar e enfraquecer os ossos, causando dor, lesões e outros sintomas.

No artigo que preparei abaixo, explico o que é o mieloma múltiplo, e seus principais sintomas. Siga a leitura e confira!

O que é o mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo é um câncer que se forma em um tipo de glóbulo branco chamado célula plasmática. As células plasmáticas saudáveis ​​ajudam a combater infecções produzindo anticorpos que reconhecem e atacam os germes.

No mieloma múltiplo, as células plasmáticas cancerosas se acumulam na medula óssea e expulsam as células sanguíneas saudáveis. Em vez de produzir anticorpos úteis, as células cancerosas produzem proteínas anormais que podem causar complicações.

O tratamento para o mieloma múltiplo nem sempre é necessário imediatamente. Se o mieloma múltiplo estiver crescendo lentamente e não estiver causando sinais e sintomas, seu médico pode recomendar um monitoramento próximo em vez de tratamento imediato. 

Para pessoas com mieloma múltiplo que necessitam de tratamento, várias opções estão disponíveis para ajudar a controlar a doença.

Sintomas do mieloma múltiplo

Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são:

Problemas ósseos

Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio. Fraqueza óssea no corpo todo (osteoporose) ou onde houver um plasmocitoma. Fraturas, às vezes, devido a apenas um pequeno estresse ou lesão.

Baixas taxas sanguíneas

Quando as células do mieloma substituem as células normais produtoras do sangue da medula óssea, isso resulta numa falta de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. 

Uma quantidade reduzida de glóbulos vermelhos (anemia) causa fraqueza, falta de ar e tonturas. Uma quantidade menor de glóbulos brancos (leucopenia) diminui a resistência às infecções. A diminuição das plaquetas no sangue (trombocitopenia) pode causar sangramentos importantes.

Nível de cálcio no sangue aumentado

Quando as células do mieloma dissolvem o osso, cálcio é liberado, podendo aumentar o nível de cálcio no sangue (hipercalcemia). Isso pode causar desidratação e inclusive insuficiência renal. 

O aumento do cálcio também pode provocar constipação, perda de apetite, fraqueza, sonolência e confusão. Se o nível de cálcio é muito alto, pode levar ao coma.

Sintomas do sistema nervoso

Se o mieloma enfraquecer os ossos da coluna vertebral, eles podem fraturar e pressionar os nervos espinhais. Essa condição denominada compressão da medula espinhal pode causar dor súbita intensa, dormência ou fraqueza muscular. 

É considerada uma emergência médica e um médico deve ser imediatamente contatado. Se a compressão da medula espinhal não for tratada imediatamente, existe a possibilidade de paralisia permanente.

Danos nos nervos

Às vezes, as proteínas anormais produzidas pelas células do mieloma são tóxicas para os nervos. Esse dano pode levar a fraqueza e dormência e, às vezes, a neuropatia periférica.

Hiperviscosidade

Em alguns pacientes, grandes quantidades de proteína do mieloma podem fazer com que o sangue se torne espesso. 

Esse aumento da densidade, denominado hiperviscosidade, pode retardar o fluxo sanguíneo para o cérebro e provocar confusão, tontura e sintomas de um acidente vascular cerebral, como fraqueza em um lado do corpo e fala arrastada. 

Os pacientes com esses sintomas devem entrar em contato, imediatamente, com seu médico. Para remover o excesso de proteína do sangue e reverter esse processo sera feito um procedimento denominado plasmaferese.

Problemas renais

A proteína do mieloma pode danificar os rins. Inicialmente, isso não causa nenhum sintoma, mas pode ser diagnosticado com um exame de sangue ou urina. 

À medida que os rins começam a falhar, eles perdem a capacidade de eliminar o excesso de sal, líquidos e detritos do organismo, podendo levar a sintomas como fraqueza, falta de ar, coceira e inchaço nas pernas.

Infecções

Os pacientes com mieloma são mais propensos a contrair infecções. Isso acontece porque o corpo é incapaz de produzir anticorpos para ajudarem no combate às mesmas. A pneumonia é uma infecção comum e grave em pacientes com mieloma.

Leia também::: Existe vacina contra o câncer?

Cuide da sua saúde

Qualquer pessoa com esses sintomas deve consultar um médico para uma avaliação. Se for diagnosticado mieloma múltiplo, será elaborado um plano de tratamento personalizado, levando em consideração o tipo e o estágio.

Por fim, espero que tenha compreendido o que é e quais os sintomas de mieloma múltiplo, e, para mais informações sobre câncer e tratamentos, siga também minhas redes sociais. Estou no Instagram e Youtube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes:

WeCreativez WhatsApp Support
Dra. Juliana Pelaio
Agende sua consulta!