Conhecer os sintomas do câncer é a melhor forma de detectá-lo precocemente e com isso ter um tratamento mais eficiente para combatê-lo.
Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer que podem causar muitos sintomas diferentes. Às vezes, os sintomas estão ligados a certos tipos de câncer. Mas os sinais também podem ser mais gerais, incluindo perda de peso, cansaço (fadiga) ou dor inexplicável.
No artigo que compartilho abaixo, apresento os principais sintomas do câncer que você deve observar. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Sinais e sintomas do câncer
Um câncer pode crescer e formar um tumor, ou começar a empurrar órgãos, vasos sanguíneos e nervos próximos. Essa pressão causa alguns dos sinais e sintomas do câncer.
Um câncer também pode causar sintomas como febre, cansaço extremo (fadiga) ou perda de peso. Isso pode ser porque as células cancerígenas consomem grande parte do suprimento de energia do corpo.
Ou o câncer pode liberar substâncias que alteram a forma como o corpo produz energia. Também pode fazer com que o sistema imunológico reaja de maneira a produzir esses sinais e sintomas.
De modo geral, os principais sintomas são:
- Emagrecer sem fazer dieta ou praticar exercícios
- Cansaço intenso fazendo pequenas tarefas
- Dor que não passa
- Febre que vai e volta, sem tomar remédio
- Alterações nas fezes
- Dor ao urinar ou urina escura
- Demora para cicatrizar feridas
- Sangramentos
- Manchas na pele
- Caroços e inchaço das ínguas
- Ficar engasgado com frequência
- Rouquidão e tosse por mais de 3 semanas
Leia também::: Tumor maligno e tumor benigno: entenda as diferenças
Fique atento ao seu corpo
A maioria dos sinais e sintomas não são causados pelo câncer, mas podem ser causados por outras coisas.
Se você tiver quaisquer sinais e sintomas que não desaparecem ou pioram, consulte um médico para descobrir o que os está causando.
Se o câncer não for a causa, um médico pode ajudar a descobrir qual é a causa e tratá-la, se necessário.
Por exemplo, os gânglios linfáticos fazem parte do sistema imunológico do corpo e ajudam a capturar substâncias nocivas no corpo.
Os gânglios linfáticos normais são minúsculos e podem ser difíceis de encontrar. Mas quando há infecção, inflamação ou câncer, os nódulos podem ficar maiores.
Aqueles próximos à superfície do corpo podem ficar grandes o suficiente para serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos como inchaço ou caroço sob a pele.
Uma razão pela qual os gânglios linfáticos podem inchar é se o câncer ficar retido nesta região. Portanto, se você tiver um inchaço ou um nódulo incomum, consulte seu médico para descobrir o que está acontecendo.
Leia também::: Como melhorar a qualidade de vida durante o tratamento oncológico?
Busque ajuda médica
Os sinais e sintomas listados acima são os mais comuns observados no câncer, mas há muitos outros. Se você notar alguma mudança importante na maneira como seu corpo funciona ou na maneira como você se sente – especialmente se durar muito tempo ou piorar – informe um médico.
Se não tiver nada a ver com câncer, o médico pode descobrir mais sobre o que está acontecendo e, se necessário, tratá-lo. Se for câncer, você terá a chance de tratá-lo precocemente, quando o tratamento for mais bem-sucedido.
Por fim, espero que tenha compreendido os principais sintomas do câncer e, para mais informações como esta, siga também meu canal do Youtube!