Dra. Juliana Pelaio

O que são as terapias complementares de enfrentamento do câncer?

As terapias complementares são tratamentos usados ​​em conjunto com os tratamentos convencionais de câncer para melhorar a saúde geral e o bem-estar do paciente.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas com câncer consideram o uso de terapias complementares. Eles podem oferecer suporte físico, emocional e espiritual, reduzir os efeitos colaterais do tratamento médico e melhorar sua qualidade de vida.

No artigo que preparei abaixo, explico de forma mais detalhada o que são, e como elas podem ajudar no enfrentamento do câncer. Confira!

O que são terapias complementares?

As terapias complementares são usadas juntamente com os tratamentos médicos convencionais prescritos pelo seu médico. 

Elas podem ajudar os pacientes oncológicos a se sentirem melhor e podem melhorar sua qualidade de vida. 

Elas também podem ajudá-lo a lidar melhor com os sintomas. Os sintomas podem ser causados ​​pelo câncer ou efeitos colaterais causados ​​pelo tratamento oncológico.

Existem muitos tipos diferentes de terapia complementar, incluindo:

  • aromaterapia
  • acupuntura
  • fitoterapia
  • massagem terapêutica
  • ioga

Muitos profissionais de saúde apoiam pessoas com câncer usando terapias complementares. 

Existem alguns profissionais de saúde que relutam em que seus pacientes os usem. Isso geralmente ocorre porque muitas terapias não foram cientificamente testadas da mesma forma que os tratamentos convencionais.

A pesquisa está analisando como as terapias complementares funcionam para pessoas com câncer. 

E alguns ainda estão em andamento. Mas precisamos de mais para descobrir a melhor forma de usá-las.

Complementar, não uma substituição

Você pode ouvir tratamentos complementares ou integrativos chamados de “alternativos”. Mas eles não devem substituir o tratamento médico para o câncer. Nem você deve usá-los para atrasar o tratamento.

Muitas vezes, você precisa iniciar o tratamento médico o mais rápido possível para retardar o crescimento do câncer ou diminuir os tumores.

Muitas terapias complementares são seguras. Mas alguns podem ser prejudiciais ou atrapalhar o tratamento do seu médico.

Por exemplo, a erva de São João, uma erva que algumas pessoas usam para a depressão, torna alguns medicamentos contra o câncer menos eficazes.

Mesmo algo tão simples como a massagem pode causar problemas. Massagear áreas do seu corpo onde você tem tumores ou tratamento de radioterapia pode ser doloroso.

Por isso, é fundamental que qualquer tipo de tratamento seja discutido com seu médico, para determinar se elas são indicadas para você.

Busque o bem-estar

Como vimos, as terapias complementares auxiliam no tratamento contra o câncer e visam dar ao paciente melhor qualidade de vida e bem-estar.

Mas antes de iniciar qualquer tipo de terapia, converse com seu médico e juntos discutam os prós e contras de cada abordagem.

Espero por fim que tenham compreendido que são as terapias complementares e, para mais dicas e informação sobre oncologia e hematologia, siga também meu canal do Youtube!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postagens recentes:

WeCreativez WhatsApp Support
Dra. Juliana Pelaio
Agende sua consulta!