Como paciente com câncer, você não está sozinho, mas cada paciente vivencia sua doença de maneira diferente. E em alguns momentos, o tratamento paliativo pode ser importante para você.
A sua idade, cultura, sistema de apoio e personalidade única desempenham um papel importante na sua doença e nos seus sentimentos de bem-estar.
Eles também desempenham um papel nos tipos de cuidados paliativos que você pode desejar. O tratamento paliativo não cura ou trata o câncer. Em vez disso, aliviam os sintomas físicos, emocionais e psicossociais.
Pode começar quando você descobre o câncer e continuar por todas as fases do tratamento e acompanhamento até o fim da vida. Para explicar de forma mais detalhada como funciona o tratamento paliativo para câncer, compartilho o artigo abaixo!
Tratamento paliativo
Pacientes e familiares devem encontrar mecanismos de enfrentamento após o diagnóstico de câncer e durante o tratamento.
O tratamento paliativo pode abordar a depressão, a ansiedade e o medo, empregando aconselhamento, grupos de apoio, reuniões familiares e afins.
Dor, fadiga, perda de apetite, náuseas/vômitos, falta de ar e perda de sono são sintomas físicos do câncer. Medicamentos e abordagens holísticas, como nutrição ou respiração profunda, tratam desses sintomas, enquanto a quimioterapia paliativa pode encolher um tumor que causa dor.
Leia também::: Como encontrar um cirurgião de coluna em Belém?
Espiritual e qualidade de vida
Quer sua fé seja sua âncora ou pareça que ela o abandonou, as questões espirituais vêm à tona com um diagnóstico de câncer. Mesmo aqueles que não tinham convicções religiosas antes de ficarem doentes, questionam coisas como:
“Por que isso está acontecendo comigo?”
“O que acontece depois que morremos?”
Nesse sentido, o tratamento paliativo aborda sua questões à luz de sua cultura e tradições para ajudá-lo a aceitar o que é.
Além disso, o tratamento paliativo tem se mostrado eficazes na melhoria da qualidade de vida. Quando seus sintomas estão controlados e você sente que tem alguém para ouvir, se sente melhor e vive melhor.
As consultas paliativas resultam em menores custos de saúde, porque você opta por ficar fora do hospital e dizer não a exames e tratamentos desnecessários: em algum momento, mais tratamento não é igual a melhor cuidado.
Se/quando os tratamentos curativos não forem mais eficazes, todas as suas necessidades serão atendidas com cuidados paliativos.
Leia também::: Como encontrar uma hematologista em Belém?
Cuide de você
Como vimos, o tratamento paliativo deve sempre caminhar ao lado do tratamento curativo, servindo de apoio e preenchendo lacunas que possam surgir em sua vida.
Mas tenha sempre consciência de que há pessoas que estarão ao seu lado, te dando todo o apoio para que você possa ter melhor qualidade de vida mesmo em meio a um tratamento contra o câncer.
Por fim, espero que tenha compreendido o que é tratamento paliativo contra o câncer e como ele pode te ajudar. E para saber mais sobre este tema tão importante, confira meu ebook “Fui diagnosticado(a) com câncer, e agora?”