É comum que pessoas com câncer percam peso. Isso pode ser devido a efeitos colaterais do tratamento, como dificuldade para engolir, náusea, feridas na boca, diarreia e/ou diminuição do apetite.
No entanto, a perda de peso também pode ser devido a uma síndrome causada pelo câncer subjacente. Os médicos se referem a essa síndrome de perda de peso como “caquexia”. Ela afeta uma grande parcela dos pacientes oncológicos e é uma condição preocupante.
No artigo que preparei abaixo, explico o que é a caquexia, e qual sua relação com o câncer. Confira!
O que é caquexia?
A caquexia é uma síndrome debilitante. É a perda de gordura e músculo devido a uma doença crônica, como o câncer, e a não ingestão de nutrientes suficientes (desnutrição). A caquexia causa perda de peso, perda de apetite, fraqueza e fadiga.
Perdas drásticas de massa corporal (gordura e músculo) podem levar a desequilíbrios eletrolíticos.
Desequilíbrios eletrolíticos ocorrem quando o nível de eletrólitos em seu corpo está muito alto ou muito baixo. Estes incluem níveis de potássio, magnésio e sódio. Isto leva a:
- Força reduzida
- Aumento da fadiga e fraqueza
- Dormência
- Formigamento.
- Espasmos involuntários
- Dor
Pessoas gravemente desnutridas podem ter problemas para realizar até mesmo tarefas básicas, como tomar banho e se arrumar.
Em casos graves, esses desequilíbrios podem afetar o funcionamento do coração e levar a pneumonia e infecção.
Caquexia e câncer
A caquexia é um efeito colateral comum do câncer. Até 80% das pessoas com câncer em estágio avançado têm caquexia. Perto de um terço das pessoas com câncer morrem dessa condição.
As células tumorais liberam substâncias que reduzem o apetite. O câncer e seus tratamentos também podem causar náuseas graves ou danificar o aparelho digestivo, dificultando a alimentação e a absorção de nutrientes.
Ela afeta mais frequentemente pacientes com câncer do trato gastrointestinal superior, incluindo esôfago, estômago e pâncreas.
Nem todos os pacientes com câncer são afetados igualmente pela caquexia. Por exemplo, é frequentemente visto no câncer de pulmão, mas raramente no câncer de mama.
A caquexia relacionada ao câncer geralmente não ocorre no câncer em estágio inicial e é vista quase apenas na doença avançada e metastática.
Existem três estágios de caquexia:
- Precaquexia – perda de peso inferior a 5% do peso corporal.
- Caquexia – perda de peso superior a 5% do peso corporal.
- Caquexia Refratária – refere-se a pacientes cujos tratamentos contra o câncer não estão mais funcionando e têm uma expectativa de vida inferior a 3 meses.
Principais sintomas
Pessoas com caquexia perdem peso e massa muscular. Algumas pessoas parecem desnutridas. Outros parecem estar com um peso normal.
Para ser diagnosticado com caquexia, você deve ter perdido pelo menos 5% do seu peso corporal nos últimos 12 meses ou menos e ter uma doença conhecida. Você também deve ter pelo menos três dessas descobertas:
- força muscular reduzida
- fadiga
- perda de apetite (anorexia)
- baixo índice de massa livre de gordura (um cálculo baseado em seu peso, gordura corporal e altura)
- altos níveis de inflamação identificados por exames de sangue
- anemia (glóbulos vermelhos baixos)
- baixos níveis de proteína albumina
Tratamentos disponíveis
A caquexia do câncer não é atualmente evitável, nem a perda de peso que causa é completamente reversível.
Mas as pessoas com caquexia do câncer podem se beneficiar de tratamentos que estimulam o apetite, constroem massa muscular e ajudam a controlar outros efeitos colaterais.
Esses tratamentos ou ferramentas de gerenciamento podem incluir:
- Suplementos nutricionais, como alimentos e bebidas ricos em proteínas, alto teor calórico e ricos em nutrientes
- Terapia hormonal sintética ou medicação para hipermetabolismo
- Medicamento anti-inflamatório
- Exercício ou fisioterapia
- Nutracêuticos
A caquexia do câncer pode ter um impacto significativo no bem-estar psicossocial (social e emocional) do paciente.
Mudanças visíveis na imagem corporal devido ao peso significativo e à perda muscular podem causar angústia e ansiedade.
Muitos tratamentos se concentram no gerenciamento dos efeitos psicossociais causados pela síndrome, incluindo o apoio ao sofrimento relacionado à caquexia do câncer para ajudar a melhorar a qualidade de vida.
Fique atento aos sinais
É importante notificar seu médico se você começar a perder peso involuntariamente. Este é o sinal mais comum de caquexia do câncer e pode ser o primeiro sinal visível da doença.
Por meio do tratamento iniciado logo nos primeiros sinais, é possível dar ao paciente oncológico melhor qualidade de vida.
Por fim, espero que tenham compreendido o que é caquexia e sua relação com o câncer. E para mais dicas e informação sobre oncologia e hematologia, siga também meu canal do Youtube!