A vacina contra o câncer é o sonho de todo paciente que já enfrentou a doença, ou dos familiares que acompanharam o sofrimento do ente querido.
Mas até o momento não existe uma vacina contra o câncer disponível, apesar de que testes já estão sem fase bastante adianta para tornar isso real. Em contrapartida, alguns cânceres resultantes de vírus já possuem imunização.
Para saber mais sobre este tema, e qual o tipo de vacina contra o câncer, confira o artigo que compartilho abaixo!
Vacinas para ajudar a prevenir o câncer
Alguns cânceres são causados por vírus. As vacinas que ajudam a proteger contra infecções por esses vírus também podem ajudar a prevenir alguns desses cânceres.
- Algumas cepas do papilomavírus humano (HPV) têm sido associadas a cânceres cervicais, anais, de garganta, vaginais, vulvares e penianos. De fato, a maioria dos cânceres cervicais é causada pela infecção pelo HPV. Vacinar crianças e alguns adultos jovens contra o HPV ajuda a proteger contra o câncer do colo do útero e os outros 5 tipos de câncer que o HPV pode causar.
- As pessoas que têm infecções crônicas (de longo prazo) com o vírus da hepatite B (VHB) correm maior risco de câncer de fígado. Tomar a vacina para ajudar a prevenir a infecção pelo VHB pode diminuir o risco de algumas pessoas desenvolverem câncer de fígado.
Estas são vacinas preventivas tradicionais que visam os vírus que podem causar certos tipos de câncer.
Elas podem ajudar a proteger contra alguns tipos de câncer, mas não têm como alvo as células cancerígenas diretamente porque as células cancerígenas ainda não foram formadas ou encontradas.
Esses tipos de vacinas são úteis apenas para cânceres conhecidos por serem causados por infecções. Mas a maioria dos cânceres, incluindo câncer colorretal, pulmão, próstata e mama, não são causados por infecções.
Vacina contra o câncer
A imunoterapia é um campo relativamente novo, e os médicos estão aprendendo mais o tempo todo.
Atualmente, existem muitos ensaios clínicos analisando o uso de vacinas em diferentes tipos de câncer.
Os pesquisadores estão estudando mais possíveis vacinas para muitos tipos de câncer, incluindo:
- câncer de pulmão
- tumores cerebrais
- câncer de mama
- câncer de pâncreas
- câncer de bexiga
- mieloma
- melanoma
- câncer colorretal
- câncer de rins
- leucemia
- câncer cervical
O desenvolvimento de vacinas contra o câncer é difícil por várias razões. Entre os principais motivos, podemos listar:
- Sistema imunológico enfraquecido: As células cancerígenas são capazes de crescer porque suprimem o sistema imunológico. Isso significa que as células imunológicas são mais fracas e mais difíceis de treinar.
- Tamanho do tumor: Uma vacina nem sempre pode tratar um tumor maior ou mais avançado por conta própria. Os médicos podem precisar fornecer outras formas de tratamento juntamente com a vacina.
- A aparência das células: O câncer se desenvolve quando as próprias células do corpo começam a se multiplicar descontroladamente. Isso significa que as células cancerígenas podem se parecer com células normais para o sistema imunológico do corpo. Portanto, nem sempre pode atacar as células cancerígenas.
- Respostas imprevisíveis: idosos e pessoas doentes têm sistemas imunológicos enfraquecidos. Isso significa que seus corpos podem não ser capazes de responder a uma vacina tão bem quanto eles precisam.
Leia também::: Conheça os tipos de câncer de mama
Um grande desafio
Apesar dos estudos em andamento, ainda não temos uma vacina contra o câncer. Há, como vimos, algumas que evitam a infecção viral, que pode vir a desencadear o câncer.
Mas devemos ser otimistas e acreditar sempre nos avanços da ciência. Há inúmeras forças-tarefas em todo o mundo buscando formas de encontrar uma proteção para que as pessoas não sofram com esta terrível doença.
Por fim, espero que o tema vacina contra o câncer tenha sido claro e, caso você tenha sido diagnosticado com câncer, ou tenha algum familiar com esta doença, confira também o ebook que compartilho abaixo. É só clicar no botão e acessá-lo gratuitamente.