O tratamento oncológico afeta a todos de maneira diferente. Por isso pode ser difícil saber como se preparar para essa jornada.
No entanto, há algumas coisas que você pode pensar em fazer com antecedência para tornar mais fácil lidar com o tratamento oncológico e quaisquer efeitos colaterais que você possa experimentar.
No artigo que preparei abaixo, trago algumas dessas coisas que você pode tentar para se preparar melhor. Siga a leitura e confira!
Não tenha medo de perguntar
Ter câncer pode vir com muitas incertezas. Certamente, você terá muitas perguntas para o seu médico. Não tenha medo de trazê-los à tona durante suas consultas.
Armar-se com conhecimento ajudará a definir suas expectativas e manter sua mente tranquila durante o tratamento oncológico.
Acompanhe sua jornada
Os médicos farão o melhor que puderem para adaptar o tratamento certo para você. No entanto, para poder fazer isso, você deve ser honesto com seus sintomas.
Da menor dor a mudanças de humor, cada detalhe conta. Uma maneira de fazer isso é manter um diário e mostrá-lo ao seu médico.
Isso pode permitir que eles determinem se o plano de tratamento que eles têm para você precisa ser ajustado.
Eduque-se
Além de perguntar ao seu médico, você também pode fazer sua própria lição de casa. Há muitas fontes de informação confiáveis disponíveis online.
Apenas certifique-se de sempre verificar todas as informações que você coletar para evitar ser enganado.
Adote um estilo de vida saudável
O tratamento contra o câncer pode afetar a mente e o corpo de uma pessoa. Combata os efeitos colaterais com alimentação adequada e exercícios.
Pergunte ao seu médico para recomendações dos alimentos para comer e evitar. Você também pode começar a fazer exercícios leves, como passear pelo seu bairro.
Para o seu bem-estar mental, alguns minutos de meditação são sempre úteis. Quaisquer que sejam as mudanças que você incorporar, não há problema em levar as coisas uma de cada vez.
Aproxime-se da família e dos amigos
Não tente fazer essa jornada sozinho. Por exemplo, peça aos seus entes queridos para acompanhá-lo durante as sessões de tratamento. Você precisará de todo o apoio emocional que puder obter durante esses momentos.
Prepare-se para efeitos colaterais
Converse com sua equipe de tratamento sobre possíveis efeitos colaterais. Pergunte se você pode tomar remédios para prevenir náuseas e vômitos.
Compre um termômetro para verificar sua temperatura durante o tratamento. Se a perda de cabelo for provável, pense em cortá-lo ou escolher uma peruca ou lenço antes do início do tratamento.
Tratamento oncológico
Ao seguir essas dicas, o tratamento oncológico pode tornar-se um pouco menos complicado. Mas é vital que você tire sempre todas as suas dúvidas.
Além disso, tenha uma equipe de apoio, que podem ser seus familiares para lhe ajudar durante o processo. Você pode ter dificuldades para coisas simples, e qualquer ajuda é sempre bem-vinda.
Por fim, espero que as informações sobre como se preparar para o tratamento oncológico lhe tenham sido úteis e aproveito ainda para lhe indicar meu ebook “Fui diagnosticado com câncer: e agora?”. Para baixá-lo, é só clicar no botão abaixo!