Seu sistema imunológico é uma complexa rede de células e órgãos que combatem doenças e infecções. Mas o câncer afeta a imunidade, bem como seu tratamento também pode impactar nessas células de defesa.
Esses órgãos e células do sistema imunológico se comunicam entre si para identificar e atacar vírus, bactérias ou outras substâncias estranhas, também chamadas de antígenos, em seu corpo.
Quando seu sistema imunológico encontra antígenos, os glóbulos brancos criam anticorpos e sinalizam outros glóbulos brancos para atacar os antígenos, protegendo você.
Para explicar como o câncer afeta a imunidade, e o que fazer para manter um sistema imunológico forte, preparei o artigo que compartilho abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
Por que o sistema imunológico não protege você do câncer
As células cancerígenas são inteligentes. Elas aprendem como escapar do sistema imunológico e, ao fazer isso, podem sobreviver.
As células cancerígenas não são antígenos, como os vírus e as bactérias. Em vez disso, são versões mutantes das próprias células do seu corpo.
Isso significa que seu sistema imunológico não recebe o sinal para combater as células cancerígenas da mesma forma que acontece quando você encontra germes.
As células cancerígenas também podem ter proteínas em sua superfície que interferem na resposta imunológica do seu corpo.
Os tumores podem alterar as células saudáveis que crescem ao seu redor, fazendo com que essas células saudáveis interfiram no sistema imunológico do seu corpo.
Leia também::: Como encontrar uma hematologista em Belém?
Como o câncer afeta a imunidade
O câncer não apenas evita a detecção pelo sistema imunológico, mas também afeta a forma como o sistema imunológico funciona contra outras doenças.
Os cânceres de sangue e medula óssea, incluindo linfoma e a maioria dos tipos de leucemia, afetam o sistema imunológico porque a medula óssea é onde as células do sistema imunológico são produzidas.
Certos tratamentos também podem ter impacto na imunidade dos pacientes com câncer. A quimioterapia reduz a imunidade porque diminui o número de neutrófilos no sangue. Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater infecções.
Por esse motivo, o tratamento do câncer geralmente inclui monitoramento rigoroso de sinais de infecção ou doença, e os pacientes são incentivados a manter um estilo de vida saudável durante o tratamento.
Uma dieta saudável, atividade física regular e sono reparador todas as noites podem ajudar a capacidade do sistema imunológico de combater doenças.
Como funciona a imunoterapia?
A imunoterapia é uma forma de tratamento que ensina o sistema imunológico a combater o câncer.
Medicamentos de imunoterapia podem ajudar o sistema imunológico a lutar de forma mais eficaz, em alguns casos marcando células cancerígenas para destruição, assim como um sistema imunológico saudável faz com antígenos.
Existem algumas opções de terapia de ponta que estão se tornando disponíveis para ajudar o sistema imunológico a combater o câncer, bem como reconhecê-lo se ele voltar.
A imunoterapia é frequentemente recomendada para pacientes cujo câncer não respondeu aos tratamentos padrão, como quimioterapia ou radiação. Em alguns casos, é usado em conjunto com esses tratamentos.
A imunoterapia também tem alguns benefícios sobre esses tratamentos, incluindo menos efeitos colaterais. Por exemplo, a quimioterapia tem como alvo células que se dividem rapidamente – células cancerígenas, bem como, por exemplo, células nos folículos pilosos e no intestino.
É por isso que as pessoas submetidas à quimioterapia perdem o cabelo e sentem náuseas. A imunoterapia, por outro lado, ajuda a atingir apenas as células cancerígenas.
Leia também::: O que é neutropenia febril e por que devemos nos preocupar com ela?
Fique atento aos sinais
Conseguiu compreender como o câncer afeta a imunidade, e vice-e-versa? Por isso, se você tem câncer, ou algum ente querido sobre com esta doença, fique atento aos sinais de imunidade baixa.
É fundamental procurar manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos para manter o organismo forte. Assim, é possível enfrentar essa doença com mais vitalidade.
Por fim, espero que tenham compreendido como o câncer afeta a imunidade e, para saber como lidar com os efeitos colaterais do tratamento oncológico, com dicas práticas e conteúdos exclusivos para ajudar você nesta jornada, conheça o programa “VIVENDO O CÂNCER DE FORMA SAUDÁVEL” clicando no botão abaixo: